Visita VI - 16/05/2018- Conselho Regional de Psicologia - CRPRS

O Conselho Regional de Psicologia - RS, é uma autarquia de direito público, constituído por servidores contratados e por Conselheiros eleitos para mandatos de três anos. O número de Conselheiros é proporcional ao de psicólogos/as inscritos/as. Na jurisdição do Rio Grande do Sul, a partir das eleições de 2007, são 26 Conselheiros – 13 titulares e 13 suplentes.
O CRPRS, ocupa mais de um andar, dispõe de diversas salas de funcionamento, e um auditório para reuniões e eventos. As visitas são agendadas individualmente no site, nas datas disponíveis. Fomos recebidos no auditório, onde nos entregaram: bloco de anotações, caneta personalizada e um exemplar da revista Entrelinhas, editada quadrimestralmente pelo Conselho, além de um delicioso café. Nos sentimos acolhidos e bem-vindos. 
A missão do Conselho é "Promover a valorização e a participação profissional na articulação da Psicologia com a sociedade, alicerçadas nos compromissos éticos e políticos dos direitos humanos." 
As explanações foram no sentido de explicar o papel e a importância do CRP para os profissionais, tanto nas discussões éticas, normativas e regulações da profissão, quanto em atividades que visem a qualificação dos profissionais. 
O Conselho possui ao redor de 20 mil profissionais ativos. O site é muito organizado e possui basicamente todas as informações necessárias como Portal Transparência https://transparencia.cfp.org.br/crp07/ e até um Tour Virtual http://www.crprs.org.br/tourvirtual .
Quanto ao número de registro, ficamos sabendo que ao se inscrever você recebe um número no CRC e fica com ele, mesmo quando não estiver ativo,  permanece reservado, não sendo passado a outro profissional.
 Após fizemos uma visita pelas instalações. A impressão é de acolhimento e organização, tudo muito bem planejado, bonito e formal. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Interdisciplinar -Ensaios da Prática Profissional

Visita IX - 09/06/2018 - Passagens - Rede de apoio LGBTs nas prisões