Visita V - 11/05/2018 - Sindicato dos Psicólogos - RS


O Sindicato dos Psicólogos no Estado do Rio Grande do Sul, com sede e foro em Porto Alegre/RS, foi fundado e constituído para fins de defesa e representação legal da categoria profissional dos Psicólogos, na base territorial do Estado do Rio Grande do Sul, principalmente visando o desenvolvimento e melhoria das condições de vida e trabalho de seus representados, a independência e autonomia da representação sindical e a manutenção e defesa das instituições democráticas brasileiras.
O SIPERGS, está sediado em uma sala pequena e alugada, no Bairro Auxiliadora em Porto Alegre, formado por Diretoria e Conselho Fiscal, possui diversas comissões que buscam tratar de assuntos pertinentes a categoria. 
Fomos recedidos por uma das diretoras, o espaço é pequeno e quase constrangedor, quando pensamos estar diante de um órgão representativo de classe. Ela nos explica que o sindicato tem perdido força, com o passar dos anos, não havendo uma parceria com o CRPRS (Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul), o que piora ainda mais a situação financeira, devido a escassez de filiados. O baixo número de contribuintes, ela explica, se dá especialmente porque os profissionais tem a opção de escolher por contribuir para o SIPERGS, ou para outro sindicato de empresa ou órgão público que esteja trabalhando. 
O trabalho do SIPERGS, não se dá unicamente na capital, mas em todo RS, os diretores não são remunerados, e recebem apenas ressarcimento de despesas quando precisam se deslocar para atender alguma demanda, de negociação salarial ou causa de profissional. 
A diretora entende que a baixa adesão se dá por falta de união da própria categoria, onde os profissionais, muitas vezes se filiam buscando resolver uma demanda específica e após deixam de contribuir. Também entende que a nível nacional a questão política dos dirigentes, desmotivou de certa forma a participação dos profissionais.
O sindicato, possui uma pequena biblioteca e testes a disposição dos associados, embora a procura seja muito baixa. O tom das explanações foi de desabafo e desânimo, sem muitas expectativas em relação ao fortalecimento da categoria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Interdisciplinar -Ensaios da Prática Profissional

Visita VI - 16/05/2018- Conselho Regional de Psicologia - CRPRS

Visita IX - 09/06/2018 - Passagens - Rede de apoio LGBTs nas prisões